No último domingo, peguei a estrada com uma turma linda do Caminhos do Planalto Central e minha mãe, Magnólia Lins. Fomos conhecer os Sete Mirantes da Trilha União no DF. Tá preparado para algumas das vistas mais deslumbrantes de Brasília? Vem com a gente!

Se você não conhece o Caminhos do Planalto Central (CPC), sugiro ver esses outros post aqui! O Caminhos é uma iniciativa que está criando uma trilha de longa distância no Distrito Federal. O primeiro trecho totalmente mapeado é o da Trilha União, que sai de Planaltina e Chega na Floresta Nacional de Brasília. Já mostrei alguns trechos dele no meu perfil @babilins.
1 – Pedra Fundamental de Planaltina
Este é um marco da Capital!!! A Pedra Fundamental de Planaltina foi instalada em 1922 para marcar os cem anos da independência do Brasil e reforçar a intenção de trazer a capital para o Centro-Oeste.
Quando chegamos a vista estava esplendorosa! Toda cheia de névoa dando charme ao Vale do Rio Bartolomeu. De lá temos a vista do morro da capelinha e uma visão 360 de toda região.
Ali temos o início da Trilha União e de várias outras trilhas do DF. Possui estacionamento amplo e espaço de piquenique. Aos fins de semana, muitos ciclistas circulam neste cenário.
2 – Fazenda Roda e Cruz
Esse é um dos pontos místicos do Caminho. O dono da Fazenda Roda e Cruz criou alguns marcos na propriedade que remetem a algumas religiões. Ele fez um sincretismo entre budismo, cristianismo e religião celta.
Dentre estes marcos, o que mais chama atenção é uma construção de pedras num belo mirante. A torre leva o símbolo da Fazenda no topo e se destaca na paisagem. Aproveite para apreciar as flores do Cerrado, lá tem inúmeras espécies.
3 – Mirante do Sobradinho
Seguindo a Trilha, vamos parar na Rota do Cavalo. É uma região de Sobradinho conhecida pela quantidade de haras e estabelecimentos rurais de lazer e eventos. Tem vários restaurantes rurais com comida da roça deliciosa!!!
Foi lá que encontramos o Mirante do Sobradinho. É o ponto de divisão de dois arcos do Caminhos do Planalto Central. O Arco Brasília e o Arco da Trilha União. Destaque para a diversidade de árvores do Cerrado. Já fiz outra vez esse trecho e na ocasião passei o caminho todo comendo cajuzinho e outras frutas do Cerrado.
4 – Torre Digital
Partimos para um dos monumentos que é a cara de Brasília. A torre de TV digital fica na DF001, entre o Balão do Colorado e o Paranoá. É um dos cartões-postais da cidade e tem um porquê. Pensa num trem lindo.
Assim que chegamos deu gosto ver a ocupação dos espaços públicos. Tinha família fazendo piquenique, crianças andando de patins, amigos dançando, grupo de artistas… tanta coisa!
Bem, mas nosso assunto é a vista. E que vista, né?!?! Dá quase que o Plano Piloto inteiro de lá! A Terceira Ponte e a Esplanada dos Ministérios ganham destaque, assim como nosso querido Lago Paranoá. A visão panorâmica vai ficar ainda melhor quando as cúpulas forem abertas, mas já vale a visita!
5 – Mirante do Lago
Saindo da Torre de TV Digital, passamos pelo Balão do Colorado e seguimos na DF 001 até a rua 00 do Lago Oeste. Se você não conhece as riquezas do Lago Oeste, clique aqui para saber o motivo dessa área ser meu xodó no DF.
E um dos motivos é a bela vista do Parque Nacional de Brasília. Na DF-001, bem na altura da entrada da rua 00, só que do outro lado da pista, é possível ver uma entradinha na direção do Parque NAcional. Lá, você encontra o Mirante do Lago, que dá a visão do reservatório de Santa Maria.
6 – Mirante do Saci
Para o próximo mirante não precisa ir longe. É ali mesmo no fim da rua 00. Lá está localizado o Mirante do Saci, que queria muito saber o motivo desse nome. Ele fica dentro da Rebio da Contagem, que é, para mim, um dos locais mais preciosos ambientalmente no DF.
A Reserva Biológica da Contagem é uma reserva biológica brasileira criada para proteger porções de Cerrado naquela região. A reserva está situada em uma chapada, onde acredita-se que faziam a “contagem” de ouro durante o ciclo da mineração do Centro-Oeste.
7 – Ponta do Gavião
Para fechar com chave de ouro os mirantes, a Ponta do Gavião. Esse cantinho da Trilha União tem uma das vistas mais amplas do APA do Planalto Central. A vista é tão legal, que é possivel observar parte do arco Cafuringa do Caminhos do Planalto Central.
Olha que interessante… O João Carlos, um dos coordenadores do CPC, me contou que nos primeiros mapas da região, essa área estava no que os antigos chamam de Serra dos Pirineus. É uma região montanhosa do Centro-Oeste que pega trechos de Pirenópolis, Girassol, Cocalzinho, Brazilândia, serras do Maranhão até Formosa. Para quem ama belas paisagens… vale mais que ouro!

Se você quiser saber mais como participar do Caminhos do Planalto Central, e ver outras belezuras além desses mirantes, é só seguir a página no insta @caminhosdoplanaltocentral Lá você sabe tudo!
Ah! também tem uma página que você pode ser voluntário e ter o desenho e o percurso das trilhas que compõe o Caminhos do Planalto Central! clique aqui!
5 comentários
Que bacana.
Como é possível obter tracklog/gps da trilha pra fazer de bicicleta?
Igor, tem um link na página do insta deles com as infos!
Muito bom! Se tiver grupo de caminhada eu quero participar.
TEm sim, Marciana! Só entrar na página deles. no insta
Muito bacana!
Tal mãe, tal filha!
👏 👏