Quando comprei aquela passagem aérea em promoção, não sabia que o mesmo ticket iria me levar para tantos lugares! Mas as meras 48 horas em Curitiba me transportaram para vários cantos do mundo. Países do extremo Oriente, Europa e Oriente Médio estão presentes na capital do Paraná e podem ser visitados num roteiro de fim de semana.
Eu contei neste post aqui como fazer um roteiro incrível de dois dias por Curitiba. Nele você passa por todos esses cantinhos que vai ver agora. É uma volta ao mundo que envolve história, gastronomia, arquitetura, música e muito mais! Confira o que fazer em Curitiba num fim de semana inesquecível!
Japão
Quer começar a viagem Zen? Na Praça do Japão tem meditação todo domingo pela manhã. Pensa num lugar de paz… curti demais!!! A Praça é uma homenagem aos filhos do “Sol Nascente” que aqui se radicaram dedicando-se à agricultura. Existem espalhadas pela praça 30 cerejeiras enviadas do Japão pelo Império Nipônico, e lagos artificiais nos moldes japoneses. Em 1993, foi construído o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá. Fica na Av. Sete de Setembro com Av. Rep. Argentina – Água Verde.

Praa do Japào, Batel.
Foto: Orlando kissner/SMCS
Alemanha
Este é um dos lugares que quem tem criança tem que ir! O Bosque Alemão foi inaugurado em 1996 e possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. São 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer. A réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach.
Outras atrações são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil , a Torre dos Filósofos, mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade. Tudo isso fica na rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert – Vista Alegre (Jardim Schaffer).

Bosque Alemão
Ucrânia
Meu xodó! O Memorial Ucraniano é uma homenagem aos imigrantes, na forma de réplica de uma igreja ortodoxa, originalmente construída no interior do estado, a qual abriga exposição de pêssankas e ícones. Lá tem uma lojinha também que vende gostosuras típicas!!! Tem bombons de sementes de papoula, por exemplo. Está localizado na Av. Fredolin Wolf, s/n°. Rua José Casagrande, s/n°. – São João.

Memorial Ucraniano
Portugal
Se você curte línguas, vá conferir o Bosque Portugal. Homenagem aos laços luso-brasileiros, este espaço destaca-se por uma trilha, acompanhando um pequeno riacho, na qual encontram-se, estampados em azulejos, trechos de poetas ilustres da língua portuguesa, além de uma homenagem aos grandes navegantes lusitanos e às suas descobertas. Está na rua Fagundes Varella X Rua Osório Duque Estrada. – Jardim Social.

Divulgação / Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Itália
Quem curte uma massa vai se achar no Bairro de Santa Felicidade. Em Santa Felicidade, é também local para realização das festas típicas da colônia italiana do bairro, como a Festa da Uva e do Vinho . Possui estrutura para a instalação de barracas para a venda de alimentos e bebidas, espaço para shows e apresentações folclóricas e uma polenteira. Lá tem o Bosque Italiano também. Já deu para você perceber que os curitibanos têm mil e um bosques, né? Fica na rua Margarida Ângela Zardo Miranda, s/n°. – Santa Felicidade.

Memorial Italiano no Bosque So Cristvo. Reg. Santa Felicidade.
Foto: Joel Rocha/SMCS
Oriente Médio
Bem, não há nenhuma homenagem a um país específico, mas quem curte cultura árabe como não pode perder duas atrações de Curitiba. A primeira pe o Memorial Árabe. Homenageando a cultura do Oriente Médio, funciona como biblioteca especializada. O prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais. Com pouco mais de 140 metros quadrados de área construída, o Memorial tem o formato de um cubo e está colocado sobre um espelho d’água. No interior da construção, sobre um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran. Fica na Praça Gibran Khalil Gibran – Centro.
Outra atração é a Mesquita Imam Ali Abi Talib. Pensa num lugar bonito!!! Fica no Centro Histórico, tem duas torres, bibliotecas, anfiteatro e decoração com objetos doados pela comunidade árabe que mora em Curitiba. Mulherada, como quase toda mesquita no mundo, tem que entrar de véu e roupas mais comportadas.

Mesquita de Curitiba
Esses são só alguns exemplos das diferentes culturas que você encontra em Curitiba. Tem, por exemplo, vários restaurantes de comida polonesa! Eu me amarrei demais nos pratos típicos deles. Meu roteiro de dois dias de viagem, você encontra clicando aqui.
Qualquer dúvida ou sugestão, deixa nos comentários que eu respondo!
2 comentários
Nossa! Achei tudo lindo .parabéns por essas descobertas. É muito interesante você mostrar um pouco do nosso brasil.
Eflain, muito obrigada pela palavras!!!! = )