Estava me sentindo sob o sol da Toscana. Andando entre os parreirais, num fim de tarde lindo, rodeada por uvas Carbenet Sauvignon, Malbec, Pinot Noir… e a grande estrela: a Syrah!!! Essa cena de filme não foi em nenhum país europeu ou no Chile. Foi bem ali, na ponta do quadradinho do DF, onde está sendo criada a Rota dos Vinhos!

Estou falando da Villa Triacca, uma eco pousada que é uma experiência deliciosa do começo ao fim. E quando eu falo do começo é porque é do começo meeesmo. O atendimento do início da experiência, com o agendamento e sistema de reserva, já é bem fora do padrão. Eles conseguiram unir atendentes super bem treinados e atenciosos com um processo digital em diferentes línguas que nunca vi aqui.
Como é se hospedar na Villa Triacca
Estive lá no fim de semana passado. O caminho até a Eco Pousada já te coloca num clima de desconexão. A pista até o PAD-DF está um tapete e é linda. Na portaria, você digita uma senha que vem com sua reserva e o portão principal é aberto. E é só ultrapassar as porteiras para ver o parreiral! Fileiras e mais fileiras de diferentes tipos de uvas.
O check in foi feito sem demora pela Débora, que já nos deu uma dica valiosa. Reservar a mesa para o jantar no deck. Fizemos isso e fomos para o quarto, que é uma lindeza só. Tudo novo, conservado, de qualidade. A parede da cama é linda, a cama enooooorme, tudo de bom gosto.
Agora uma coisa que chama a atenção e que eu mostrei lá num reels do meu insta @babilins é a varanda e a vista. Gente…. eu relaxo só de lembrar! Tem uma rede e a vista para o lago com peixes e a paisagem verdinha. Pirei!
O que fazer na Villa Triacca
A Villa não é um hotel fazenda desses cheios de atividades e programação. É um local para descansar, relaxar e desconectar. Um dos pontos mais queridinhos é a piscina de água aquecida. Especialmente na época da seca, quando as temperaturas caem.
Do ladinho dela, tem outra piscina. Essa com uma cascata e água fria. Eu ficava pulando de uma para outra. Hehehehe. Perto da piscina tem ainda um parquinho e o bar do hotel, de onde saem drinks e aperitivos maravilhosos!!!
Você pode ainda nadar e mergulhar com os peixes no lago da Villa Triacca. São peixes enooormes! Pegue um snorkel e divirta-se. As crianças amam. Outra atividade para toda família é a trilha. Todo dia tem saída para uma caminhada de cerca de 2,5 quilômetros bem tranquila pelos parreirais e uma área de mata fechada dentro da propriedade.
Para quem gosta de comer bem!!!
Gente, ontem à noite eu estava conversando com o Leandro sobre aquele café da manhã e como já estamos com saudade. É surreal!!! Seguindo a linha da qualidade que eles colocaram na estrutura, os alimentos são super fresquinhos, bem feitos e primorosos. A mesa é farta e é difícil saber por onde começar. Ainda servem tapioca e cuscuz feitos na hora. Só pedir.
Tem ainda o almoço e o jantar, que nos surpreenderam positivamente pelo preço, sabor e diversidade. Tem opções para vegetarianos, como o risoto de funghi divino, para quem ama carne, como o Picadinho Villa Triacca, e para quem é fitness, como a Tilápia com espaguete de abobrinha com molho pesto. Eu não sou fitness não, mas pedi esse último e me apaixonei. Amo pesto!
A Rota dos Vinhos e a Villa Triacca
O PAD-DF é uma região perto do Paranoá que já é referência mundial de produção agrícola (farei um post só sobre isso depois! O DF tem, por exemplo, umas das melhores farinhas do mundo!). Só que agora, tem algo que deve atrair gente do Brasil inteiro para aquela região: os vinhedos!!!
Tudo começou quando o Ronaldo Triacca descobriu um brasileiro que estava na França defendendo um doutorado sobre um método inovador para produção de vinhos finos. Com o método da dupla poda ou poda invertida seria possível produzir vinho de qualidade no Cerrado.
Ele então chamou outros amigos para participar do projeto. Os donos da Fazenda Ercoara foram um dos primeiros a topar. No total, o projeto reuniu 10 agricultores, que compraram equipamentos, viajaram o mundo todo em busca de conhecimento e no ano passado criaram a Vinícola Brasília!!!
Todos os produtores rurais plantaram a uva que mais se adequou ao nosso clima, a Syrah. Com elas, eles irão fazer um blend e criar o vinho que será o carro-chefe da Vinícola Brasília. Mas todos produtores plantaram também uvas diferentes para cada fazenda ter seu próprio rótulo.
O primeiro já saiu! Foi o Seu Claudino, lançado ano passado. O nome é uma homenagem ao pai do Ronaldo Triacca, que foi um dos pioneiros na região do PAD-DF.
Vinícola Brasília terá winebar e espaço de eventos
A construção da indústria e da sede da Vinícola Brasília já está em andamento. O projeto arquitetônico foi feito por arquitetos locais, inspirado das linhas de Brasília e da Toscana, e deve ficar pronto em três meses. Terá loja, winebar com rótulos da capital e um espaço para eventos.
Enquanto tudo não fica pronto, algumas das fazendas do projeto já estão recebendo visitantes e aquecendo a Rota do Vinho de Brasília. Na Villa Triacca, por exemplo, tem um passeio guiado com o Ronaldo. Nós fizemos.
Ele explicou que nosso solo tem um grande trunfo, que são minerais únicos contidos nessas rochas. Também detalhou que nosso clima no inverno, com temperaturas oscilando muito entre frio e quente no mesmo dia, é ideal para uvas.
Por fim, mostrou o local dentro da Villa Triacca que está sendo construído para receber os apaixonados por vinho. Tem uma vista bela e terá um lago, um espaço para eventos e uma área para vinhos especiais. Foi delicioso aprender com quem tem paixão pelo assunto!!!
Além da Villa Triacca e da Ercoara, a Vinícola Brasília conta com a Miro Vinhos e Vinhedos, a Hartos, a Vinícola Marchese, a Oma Sena Vinhos e Vinhedos, a Horus Vinhos e Vinhedos do Planalto, a Casa Victor, a Toscana Cerrado e a Vista Da Mata.
Venha para o Time dos Descobridores
Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda e que esse número é do site. Não é do motorhome. O do Motorhome é o 61 99413-2882.
Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!
15 comentários
Vou conferir, com certeza!
Uhuuuuu
Já está na minha lista!
Suas dicas são sempre ótimas, Bárbara…
Ou: são dicas bárbaras!
Que lindeza!!!! Valeu pelo retorno, Bruno
Oi Bárbara!
Moro aqui na Rajadinha, perto do PADF, e não sabia sobre essa produção de uvas. Adorei a novidade. Vou me programar para ir conhecer.
Você é mesmo Bárbara, amo suas matérias.
Uhuuuuu! Que lindeza, Célia. E se tiver dicas daí, me avise
Brasília. DF. Fev 11. Caríssima Bárbara, gratidão por tanta amorosidade! A sua narrativa é fluída e com grande poder de convencimento pois, sai de uma mente livre, saudável e feliz. O seu texto é escorreito e cheio de visualizações criativas, levando-nos a participar vivamente da sua vivência! É muito gostoso, viajar com você! Parabéns! Abs. Zeno Manickan.
Zeno, que felicidade absurda ao ler isso!
Seu texto é perfeito!!
Já vi várias matérias na TV e vc dá show em muita gente. Em breve estará ocupando um espaço melhor!!
Muito obrigada pela torcida, Rodolfo! A TV me ensinou bastante e fui muito feliz lá, mas decidi sair e criar outros espaços. Valeu por estar comigo nessa nova jornada também.
Hummm amei!
Amo suas informações bárbaras!
E eu amo esses retornos!!!
Reservei uma diária pra comemorar o meu aniversário de casamento, o que gostei, é que fica pertinho de Brasília, porque meu esposo e eu, não podíamos ficar mais dias…mas estou ansiosa, espero ser marcante pra os nossos 22 anos de matrimônio.🥰
que massa!