Não consegue meditar apenas sentando em posição de lótus e não se envolvendo com os pensamentos? Então relaxa que vou compartilhar agora mais uma técnica de meditação! É uma forma de meditar desenhando, a Zentangle. Já tô apaixonada! É mais ou menos o que a gente faz quando tá rabiscando e falando no celular ao mesmo tempo…

Descobri essa técnica há uns dois anos. Uso para quando tô mais agitada. Basicamente é criar imagens usando padrões repetidos. Várias tradições orientais usam o desenhar como meditação, mas a Zentangle foi transformada em processo por dois aamericanos: Rick Roberts e Maria Thomas.
Maria costumava desenhar padrões para alguns trabalhos artísticos que realizava e percebeu que isso trazia sensação de foco, liberdade e bem-estar. Além disso, ela parava de dar ouvido aos pensamentos de ansiedade que costumava ter. Ela contou isso para o Rick e os dois criaram um sistema.
Como meditar desenhando
Pegue um papel em branco, de preferência um de maior gramatura, aqueles mais grossos. Busque todo tipo de lápis e caneta que tiver, de diferentes tamanhos para ter mais padrões. Só pedir na papelaria canetas de tamanhos 005, 0,1 e 0,5; lápis 2h e 2B.
Procure um lugar para apoiar e que você possa ter um pouco mais de tranquilidade. Respire fundo. Venha para o aqui e agora. Não tenha nenhuma expectativa… não vai sair nenhuma obra prima. É o processo que importa.
Faça um quadrado no papel, que será sua área de criação. Crie um cordão. Ele gera uma divisão de áreas nas quais desenhar o seu enredo, que é o mapa criativo do seu Zentangle. Não precisa ser linha contínua e nem precisa ser todo preenchido, deixe a sua inspiração guiar você. Olhe alguns modelos.
O processo é bastante rítmico, relaxante e ajuda na concentração. Faça um acabamento no seu enredo com material da sua escolha, pode ser giz de cera, lápis de cor, aquarela…
Outras formas de meditar desenhando além do Zentagle
Há cerca de 6 anos busco e pratico diferentes técnicas de meditação. Elas, junto com outras práticas que tenham, me ajudaram a mudar de vida, ter um relacionamento saudável e, o melhor de tudo, aprender a não ser refém dos meus pensamentos.
Essa semana vi um convite lindo da mais linda ainda Luda Lima para uma oficina de meditação e desenho. Foi incrível. Primeiro nós fizemos algo parecido com o Zentangle para aquecer.
Depois fomos para outros exercícios como tentar desenhar um buda em tempos variados, como 10 segundos, 30 segundos, 1 minutos e 3 minutos (esse eu ria horrores, olha o resultado aqui embaixo) ou desenhar livremente. Tudo isso com a condução dela nos chamando para o presente.
Também fomos convidados a desenhar nosso rosto e o que vemos da nossa janela. Foi delicioso. Se quiser saber mais, ela dará outras no @luda_aquareluda
Venha para o Time dos Descobridores!
Como você pode ver, existem inúmeras formas de sair da sua cabeça e entrar na sua vida. Eu tô preparando um material lindeza para ajudar que é iniciante. Fique ligado!
Criei esse blog para ajudar outras pessoas a saírem da normalidade, do piloto automático e terem uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21) 98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.
Ah! No insta @babilins também dou dicas! Se cuida.
4 comentários
Qua do aposentei , pesquisando algumas curiosidades achei você gratidão. Agora na pandemia leio tudo e todas as dicas, você tem feito parte dos meus dias.
Socorro, ler uma mensagem dessas me aquece o coração. De verdade. Obrigada pela conexão.
Adorei a dica!! 😍 Vou tentar tb. Aliás, todas as suas dicas/postagens são muito interessantes. Obrigada. 🤗👏👏
Priscila, felicidade demais ter retornos assim!!! Muito obrigada e se tiver dicas, compartilhe com a gente. Bjos