As 7 melhores receitas com banana verde: saiba como usar!

Essa semana aproveitei que meu sogros estavam aqui em casa para tirar um cacho de banana gigantesco que estava há um bom tempo na bananeira. Quando contamos, tinha mais de 200 bananas nele. Por mais que distribuísse para toda vizinhança, ainda sobrava banana verde. Foi aí que eu fui atrás de várias receitas usando apenas banana verde.

Todas essas receitas foram testadas mais uma vez aliás, tem receitas doces e salgadas. Isso porque experimentei várias receitas de banana verde para descobrir como usar as inúmeras que sobraram na minha cozinha. Algumas não deram certo, selecionei só as melhores receitas.

Se você também está com banana verde sobrando em casa, corra para cozinha agora. A banana verde tem amido resistente, que é maravilhoso para o intestino. É bem mais saudável do que a banana madura, especialmente para diabéticos. Confira agora as receitas usando banana verde.

Receita de banana verde frita

Essa receita é a mais simples de todas usando banana verde. A primeira vez que comi a fruta assim foi na Venezuela enquanto subia o monte Roraima. Eu falei sobre essa viagem com todos os detalhes neste outro post aqui.

Na hora em que viu a penca de banana verde, meu amigo Rodrigo Brasiel deu a dica de fritá-las. É muito simples: basta tirar a casca da banana verde, fatiar em fatias bem fininhas, fritar em óleo bem quente e jogar uma pitada de sal. Comi com guacamole!

Você pode cortar com a faca mesmo. Eu usei esses descascadores que são vendidos em qualquer loja de R$1,99. Fui laminando, fritando e já jogando o sal. ATENÇÃO! As lâminas fritam muito rápido, se vacilar queima tudo, como aconteceu comigo. Então já fica de olho pra ir virando e tirando para colocar em algum lugar para escorrer. Ela ficou mega crocante.

Cobertura de bolo de banana verde

Essa receita é só pra dar uma incrementada nos seus bolos. Combina com bolo de mandioca, bolo de leite, bolo de especiarias e bolo de trigo simples. Adicionando os benefícios da fruta verde.

Para uma forma redonda grande de 20 cm com furo no meio, você vai usar uma xícara de açúcar. Derreta o açúcar até fazer ponto de caramelo em uma panela. Eu joguei uma colher de água para ajudar a dar o ponto.

Pegue o caramelo e “forre” o fundo e as laterais da forma. Cuidado para não se queimar! Depois fatie uma banana verde e coloque no fundo da forma.

Em seguida, despeje a massa do bolo de sua escolha em cima dessas bananas e pronto!!! Leve para forno como de costume. A casa vai ficar cheirosa e seu bolo lindo!

Receita de Biomassa de banana verde

As próximas receitas levam biomassa de banana verde, que é a coisa mais nutritiva e fácil do universo!!! Inúmeras pesquisas no Brasil e no mundo mostram os benefícios de usar a biomassa de banana verde no combate a diabetes e outras doenças.

Depois de testar mil vezes, o jeito mais simples  que achei foi pegar a banana sem descascar (com o cabinho, sem abrir nada), lavar e colocar na panela de pressão. Eu gostei de esquentar a água antes, deixar ferver na panela de pressão mesmo, mas sem fechar, e dar um choque térmico nas bananas verdes. Só depois eu fecho a panela e coloco na pressão.

Assim que a pressão pegar, conta 10 minutos e desliga. Deixar sair a pressão naturalmente (sim, eu sei que é difícil), mas sem deixar esfriar. Quanto mais a banana estiver quente melhor.

Por fim, pega as bananas quentes, tira as cascas e coloca no processador ou liquidificador. Vira um purê! Essa é a biomassa. Se estiver muuuuito difícil, coloque aos poucos. Três de cada vez. Tira e bate as próximas. Se mesmo assim for duro, colocar um pouquinho de água mineral. Bem pouquinho! Só até virar purê mesmo. E tá prontinho.

Bolo de cacau de banana verde

Esse é um dos bolos mais fáceis e nutritivos da vida. Fora que só leva pouquíssimos ingredientes!!! É um dos prediletos da minha irmã, Cláudia Lins. Veja a receita desse bolo de cacau de banana verde.

Para isso, basta juntar 4 ovos, 200g de biomassa de banana verde, 1 xícara de açúcar (pode ser de coco, mascavo ou a que você tiver aí), 4 colheres de sopa de cacau em pó, 1/2 xícara de farinha de arroz, 1 colher de sopa de fermento, 1 colher de sopa de óleo de coco. Você pode acrescentar chocolate picado e nozes.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, deixando o fermento para ser misturado por último com uma colher. Leve para o forno por 30 minutos e pronto!!!

Mousse de chocolate com biomassa

Essa receita com banana verde é dos deuses!!! Para matar a vontade de comer doce, mas sem lactose e vegana! Só com ingredientes lindezas. Você vai derreter meia xícara de açúcar mascavo até virar uma calda. Usei três colheres de sopa de água pra ajudar. Reserve.

Em outro panela, leve ao fogo uma xícara e meia de biomassa, duas colheres de sopa de cacau, 200 ml de leite de coco. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, acrescente a calda do açúcar mascavo. Mexa bem e tá pronto!!!

Pão de levain com banana verde

Essa é a mais complexa de todas! Isso porque leva um bom tempo pra fazer o Levain, para fazer a biomassa e depois pra juntar tudo isso. Mas vale o esforço.

Se você não sabe o que é Levain, eu fiz um post só sobre minha saga fazendo o meu. Levain é um fermento natural saudável e que rende pães lindos. veja como fazer neste outro post.

Essa receita eu peguei da Neide Rigo. Leva 200 gramas de levain, 200g de biomassa de banana verde, 500 g de farinha de trigo, 200ml de água e 10g de sal. Eu disse que era complexa, né? Para conferir o passo a passo, clique aqui.

Receita de tacos de banana verde

Finalizando com uma receita de banana verde fácil fácil! É só seguir os primeiros passos da biomassa, maaaaassss….. não coloca no liquidificador!!! Você vai pegar a banana quente e passar por um espremedor de batata.

Depois vai esperar esfriar um pouco e fazer bolinhas, colocando uma pitada de sal. Daí vai dar um jeito de amassar essas bolinhas até um formato de taco. Pode ser na mão, no rolo, com ajuda de panelas, de duas tábuas… essa última foi a minha opção! Peguei duas tábuas, coloquei a bolinha entre dois plásticos e faltei subir em cima das tábuas até formar um taco bem fininho. Fiz um vídeo no Instagram @babilins, mas essas fotos ajudam a entender.

Assim que fizer os tacos, aqueça uma frigideira e coloque os tacos até dourar. Os tacos ficam fritinhos, crocantes por fora, mas suuuper maleáveis. Recheie como achar melhor! Eu coloquei doce de leite e não curti, hehehehe. Melhor experimentar outra coisa.

Bem, essas são as receitas de testei! Se quiser mais receitas naturebas, clique aqui! O blog tem várias.

Posts Relacionados

Moulin Vert tem animais, piscina aquecida e muito mais para quem busca o que fazer com criança em Brasília

Chalés para alugar e sinalização reforçada: Cachoeira do Indaiá, pertinho do DF, tem novidades!

Os 8 melhores lugares para ver o pôr do sol em Brasília 

1 comentário

Gabriela Campos Fronzaglia 10 de junho de 2022 - 16:50
Adorei!
Adicionar comentário