Sítio com produção de Mirtilo é opção de passeio rural simples e perto de Brasília!

Foi um daqueles dias deliciosos! Céu azul, estrada boa, lugar tranquilo, uma recepção que te faz sentir em casa e um mundaréu de…. MIRTILOS! Hoje compartilho como foi meu passeio rural perto de Brasília, no Sítio Ouro Azul, em Planaltina de Goiás.

A dica foi da minha irmã, Cláudia Lins. A minha sobrinha é louuuucaaaaaaaaaa por Mirtilos. Quando a Cláudia descobriu que um sítio perto do DF produzia Miritilos fresquinhos e ainda recebia as pessoas para conhecerem a produção, me avisou e disse que podia ser um belo passeio de turismo rural.

Topei na hora, pegamos a BR 020 e rumamos para lá! Confira como é a visita, quanto custa e como agendar o passeio pela área rural nas redondezas do DF. Uma visita simples, mas deliciosa como mostrei nos vídeos do meu insta @babilins.

Como é o passeio rural pelo Sítio Ouro Azul

Antes de mais nada, é preciso entender que não é um passeio que dure o dia todo. Não há ainda estrutura de recepção tradicional, centro de visitante ou lojinha. Mas a familia nos recebeu com toda hospitalidade do universo na casinha que fica na entrada do sítio.

Simplesmente é um local onde os donos do sítio recebem os apaixonados por Mirtilos. Gente que quer conhecer a produção, comprar mirtilos fresquinhos e ver de perto como é que eles fizeram o milagre de produzir uma frutinha acostumada a climas mega frios dar certo no calor do Cerrado.

São produtores rurais familiares de uma pequena propriedade que amam o que estão fazendo e querem compartilhar essa paixão. O que, por mim, vale mais do que tudo!

Como foi minha experiência em Planaltina de Goiás

Exatamente por não ser turismo tradicional, que fica aberto em dias e horários certinhos, é preciso ligar para combinar a ida até a propriedade. Tudo é tocado pela família. A mãe, a Marlene, é quem cuida desses agendamentos.

Mandei mensagem por whatsapp e ela logo me disse que na sexta tinha colhido quase todos os mirtilos maduros, mas que haveria alguns para gente ver. A família dela estaria lá e poderíamos ir na parte da manhã.

Chegamos no sítio e fomos absurdamente bem recebidos. Nos sentimos em casa! A família inteira é um amor. A Marlene e o marido, o Freire, assim como os dois filhos do casal, o Vitor Hugo e o Matheus.

No começo, eles explicaram como foi tomar a decisão de se tornarem produtores rurais no meio da pandemia. E como foi a ajuda do professor Osvaldo Yamanishi, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB) para escolher o Mirtilo como carro-chefe da propriedade.

Como foi colher mirtilos durante o passeio rural

Depois, a Marlene e o Vitor Hugo foram com a gente para mostrar a produção. Foram duas mil mudas plantados no meio do Cerrado, com uma técnica aperfeiçoada por eles. Eles detalharam tudo e foram explicando como é a colheita, toda manual.

Nesse momento, quem estava radiante era a Maria Flor. Apesar de só ter um aninho, ela devorooooouuuu os mirtilos que ela mesma colhia no pé. O contato com a natureza é uma experiência única, sendo um belo passeio rural para crianças de Brasília.

Em seguida, voltamos para a casinha e lá levamos quase todas os pacotes de frutas congeladas que ela tinha. Cada pacote com 1 quilo custou 60 reais preço beeeeem abaixo do que vemos em mercado. Pena que não tinha os outros produtos.

Quando custa e como chegar

Por isso, é importante agendar com antecedência. Nós avisamos que íamos em cima da hora e já não tinha mais geleia, bombons e nem as embalagens com as blueberries frescas.

Para a visita você não paga nada! Só os produtos que for levar para sua casa. Você pode reservar (apagando com antecedência, é claro) o que quiser levar para casa e já garantir o que te enche os olhos. Eu fiquei sonhando com os bombons, mas os mirtilos congelados me deixaram bem felizes.

A chácara Ouro Azul fica em Planaltina de Goiás, pertinho da Lagoa Formosa. Leva exatamente uma hora da rodoviária do Plano Piloto até lá. São poucos minutos em estrada de terra e carro pequeno chega.

Aqui no blog já falei sobre várias atrações de Planaltina de Goiás que você pode unir ao passeio rural até a Ouro Verde. Veja aqui mais opções do que fazer em Planaltina de Goiás. Saiba ainda que em breve colocarei aqui no blog novas descobertas que fiz naquela região. Quem me segue no insta @babilins já viu.

Para fazer sua reserva e combinar um horário de visita, só falar com a Marlene no whatsapp 61 98515-9007.

E aproveite para saber mais sobre os arredores de Brasília aqui no blog.

Posts Relacionados

Moulin Vert tem animais, piscina aquecida e muito mais para quem busca o que fazer com criança em Brasília

A China em Brasília! Evento gratuito reúne cinema e oficinas a partir de sábado

Chalés para alugar e sinalização reforçada: Cachoeira do Indaiá, pertinho do DF, tem novidades!