Recanto Carvalho (Fercal) une passeio rural pela natureza e história de Brasília

Neste feriado, o convite partiu da Márcia Bispo e Gislaine Souza, as maravilhosas da agência de turismo Trilhando Caminhos, especializada em trilhas. A agência está abrindo um novo roteiro chamado Estrada Colonial do Planalto Central. Fui lá conferir esse novo passeio rural de Brasília, com direito a cachoeira e tudo mais. Detalhe para a barriga de seis meses de gravidez!

A missão era mapear parte desse novo percurso na região da Fercal e ainda conhecer o Recanto Carvalho, sítio que oferece atrativos naturais e comida caipira legítima. Nosso ponto de encontro foi no Posto Colorado, lugar tradicional para reunir grupos de trilheiros de Brasília que tem como destino a saída norte do DF.

Tanto que lá encontramos outro grupo que estava de partida para as cachoeiras da região do Poço Azul (Já escrevi sobre, aqui no blog). São amigos queridos que também estão desbravando e mapeando novas trilhas na região da Fercal, Brazlândia e Lago Oeste.

Enquanto aquele grupo seguiu pela DF-001, nós pegamos a DF-150, sentido Fercal. Boa parte do caminho é percorrido em estrada de terra. E que caminho… só o trajeto já nos transporta para outra frequência, onde não há espaço para mentes tumultuadas. Com tanta beleza, ficamos no aqui e agora enquanto admirávamos a paisagem ou cumprimentávamos produtores rurais andando a cavalo ao longo da estrada.

Como é o Recanto Carvalho

Sabe aqueles achados que você acaba de ver e já quer compartilhar com todo mundo de tão legal??? Esse é o Recanto Carvalho. Um espaço para passar o dia inteiro. Tem comida caipira, água corrente, bichos para todos os lados e pessoas lindas cheias de história para contar.

Primeiro, mal cheguei e já fui ouvindo o barulho dos perus, galos, do cocar e dos inúmeros passarinhos no topo das árvores. Eles possuem galinheiros na propriedade e um tanque com peixe próximo à entrada. Tem vídeo no meu insta @babilins.

Depois, assim que saí do carro vi a Danielle chegando com pão de queijo de ovo caipira e bolo de milho quentinho. Pai eterno! Aí me ganha. A mesa de café da manhã é montada embaixo das árvores, em frente à casinha de adobe do sítio.

O Recanto Carvalho é tocado pelo casal Danielle e Thiago, junto com os dois filhos. Começou a funcionar na pandemia e conquistou pela simplicidade e autenticidade. Foi lá que tomamos café e almoçamos, conhecemos a produção de mel, a criação de gado e começamos a entender a história da região onde estávamos. Isso com a ajuda de livros de história e da bagagem que o casal tem.

Estrada Colonial do Planalto Central

Não foi à toa que a Márcia e Gislaine escolheram o Recanto Carvalho como uma das paradas do novo percurso que estão montando. Elas estão terminando de desenhar uma trilha que vai cortar partes da antiga Estrada Colonial do Planalto Central. Um caminho que vem beeeeem antes da construção de Brasília. Usada para interiorização do Brasil durante séculos, como rota de mercadorias entre o litoral. Aqui vai um detalhe…. Meu mestrado na UnB foi sobre essa Estrada. É meu xodó!!!

Logo que tomamos café, partimos pra conhecer alguns dos pontos que marcam essa história! A Gislaine vai oferecer esse roteiro no próximo dia 25 de junho numa mega caminhada de cerca de 20 quilômetros. Já o Thiago oferece uma versão pocket, levando os turistas por esses locais, sendo uma parte de carro e outra a pé.

Como nosso tempo era corrido e não sei se é a coisa mais sensata do universo a grávida aqui andar mais de 20 km neste período de seca, optamos pela versão reduzida. De uma forma ou de outra, vocês terão uma experiência única no Cerrado, unindo história, paisagens e pessoas únicas.

Quais atrativos percorremos

Começamos entendendo alguns costumes antigos e tradições de quem cruzou aquelas estradas pela primeira vez. O Thiago e a Gislaine separaram alguns pontos que para ilustrar esse roteiro.

Um exemplo, foi quando eles mostraram as estradas menores de um ponto mais elevado. Isso para contar que os primeiros povos que habitaram a região usavam algumas técnicas na hora de abrir um novo percurso, geralmente seguindo os caminhos dos animais ou buscando pontos com nascentes de água potável.

Passamos ainda por um antigo cemitério e pontos com mirantes. Em um dos mirantes, ficamos boquiabertos com a imensidão que o cenário da Chapada da Contagem oferece e com as sutilezas desse lugar. Só estando bem atenta para reparar toda nossa riqueza, que se revelam com um olhar alerta para cada florzinha, cada fungo e cada rastro de bicho no pó fino na estrada.

Também fomos até a Cachoeira Ribeirão Fercal. Já tinha ido lá algumas vezes, quando criança com meus pais e já adulta para uma reportagem. Apesar disso, é sempre delicioso ver como existem pontos ainda gratuitos e abertos à população para um belo banho de cachoeira.

O maior atrativo desse passeio rural: as pessoas

Olha… Mirante é belo, cachoeira é revigorante, comida caipira é impagável, mas o que me deixa feliz da vida em passeios únicos assim são as pessoas que encontramos ao longo do caminho. É de uma troca sem igual.


Fora os meus queridos anfitriões, que já descrevi aqui o quanto são maravilhosos, encontramos outras pessoas nesse caminho que merecem toda nossa atenção e que ampliam nossa visão de mundo.
Destaco o Seu Tião, que nasceu naquela região e contou como era tudo por lá há 70 anos. Imagine isso… E o Seu Ribeiro e a Dona Olga, que hoje tem um ponto de parada lá. Nos receberam com suco de limão fresquinho e também nos ofereceram um tipo de conhecimento que você não encontra em livro algum. Fora esse cacho de banana que também ganhei. hehehehe.

Serviço! Quanto custa e como funciona

Então, vamos lá. São dois serviços diferentes, que tem pontos em comum! Você tanto pode ir fazer o caminho completo que tem cerca de 20 quilômetros de trilha com a turma do Trilhando Caminhos agora no dia 25 de junho, quanto pode reservar um dia em um fim de semana no Recanto Carvalho.
A trilha com a Trilhando Caminhos passa pelo Recanto, mas por outros pontos também. Você pode comprar o pacote pelo site deles, clicando aqui. O valor é de R$ 159, incluindo transporte, entradas, seguro, almoço, condutor e guia.

Já o day use no Recanto Carvalho, pode ser agendado quase todo fim de semana e feriados. Tem que combinar com a Danielle. O valor, incluindo o café da manhã e o almoço, é de 60 reais. Esse preço inclui uma trilha pequena de 40 minutos, que inclusive é tranquila para crianças. Se quiser a trilha maior, com esses lugares que mostrei, por exemplo, paga mais 25 reais por pessoa.

O Recanto ainda tem passeio a cavalo, curso sobre abelhas, tanque para pesca, caminhada ao longo do Córrego do Ouro, balanços e muita paz. Vale ficar em contato, pois eles têm umas experiências bem interessantes. Para setembro, por exemplo, eles vão organizar uma experiência em que você vai lá pegar seu mel!!!! O Sitio ainda tem um pequeno empório com produtos da região, como rapadura e temperos. Contato 61 98472-2735 (Danielle)

Ou seja… você será feliz de qualquer jeito! E para completar a felicidade nas outras datas do ano, clique aqui no blog para descobrir outras coisas para se fazer em Brasília.

Venha para o Time dos Descobridores!

Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21)  98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.

Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.

Posts Relacionados

Moulin Vert tem animais, piscina aquecida e muito mais para quem busca o que fazer com criança em Brasília

Chalés para alugar e sinalização reforçada: Cachoeira do Indaiá, pertinho do DF, tem novidades!

Os 8 melhores lugares para ver o pôr do sol em Brasília 

8 comentários

Joana Beatriz Rodrigues 21 de junho de 2022 - 12:58
Maravilhosas dicas
Bárbara Lins 22 de junho de 2022 - 14:49
Valeu, JOana!
Ana Paula Lacerda 7 de julho de 2022 - 05:52
Adoro o blog! As dicas são excelentes! Os lugares, os passeios são muito simpáticos, agradáveis e tudo na simplicidade. Eu me identifico demais. Parabéns pelo excelente trabalho e pela sensibilidade nas descrições e narrativas.
Bárbara Lins 7 de julho de 2022 - 10:57
Ah..... Que lindeza, Ana!!! Muito obrigada.
Ana 10 de julho de 2022 - 22:52
Muito bom, Bárbara! Descobri seu blog pesquisando sobre clubes de leitura, daí acabo de descobrir também que vc conheceu o Recanto Carvalho com a galera do Trilhando Caminhos! Já fiz trilha com eles, grupo bacana esse! Gostei muito de saber sobre o Recanto Carvalho! Nunca fui à Fercal; agora terei que agilizar esse passeio! ;)
Bárbara Lins 11 de julho de 2022 - 18:52
Ah... que lindeza, Ana! Fico mega feliz em poder ajudar.
Edesio cordeiro de Araújo filho 14 de julho de 2022 - 11:41
Bom dia Bárbara, gostei dessa sua reportagem do recanto Carvalho,vou agenda com Danielle um final de semana.muito bom
Bárbara Lins 15 de julho de 2022 - 14:46
Ficxo muito feliz em ajudar, Edesio.
Adicionar comentário