Foi uma experiência e tanto! Era tanta beleza que a gente não sabe nem pra onde olhar. Não sei se a Pedra de Guatapé tem a “vista mais linda do mundo” como dizem os colombianos, mas que tira o nosso norte e nos deixa embasbacados… pode apostar! Olha isso!
Para chegar lá o jeito mais fácil é pegando um tour de Medellín, que sai por 100 mil pesos, em média. Inclui almoço e entrada para escadaria. Quando estávamos lá no topo vimos um desses grupos chegando com gente de tudo quando é canto. Mas você também pode fazer o passeio por conta própria, como nós fizemos. Para isso é preciso ir até o Terminal Norte de Medellín, que fica ao lado da estação de metrô Caribe. Tem ônibus saindo o tempo todo. A passagem custou 9 mil pesos, algo em torno de 10 reais, e durou uma hora e meia.
Para quem está num bate e volta, o ônibus te deixa na base da Pedra, antes mesmo de chegar em Guatapé. O motorista sempre avisa qual é a parada da pedra e é lá que desce a maioria dos turistas, não tem como perder. Assim que desce você já começa a subir uma ladeira até a bilheteria.
Chegando lá, você vai pagar 18 mil pesos, cerca de 20 reais, para poder subir a escadaria. Ingresso comprado é hora de testar o fôlego e as pernas. São mais de 700 degraus!!! Para aumentar a angústia, eles numeraram alguns deles, então você percebe que sobe, sobe, sobe e que ainda tem muito escada pela frente. Na altura do degrau 350 tem um mirante e uma capela para quem quiser fazer uma oração ou apenas tomar descansar um pouquinho.
Quando a gente chega no degrau 675 vem uma pegadinha. A gente acha que acabou porque tem um espaço aberto cheio de bares e lanchonetes, mas ainda tem um bocadinho de degraus. É só virar e olhar para direita para ver que tem uma torre e que o melhor mirante fica lá em cima.
Quando a gente chega lá até esquece a ralação que foi para subir. É uma vista incrível!!! Quando eu via fotos na internet ou instagram jurava que tudo tinha um Photoshop. Que nada, é lindo mesmo! Parece até mentira. Uma visão 360 belíssima, com ilhotas, pássaros, muito verde! Quando fomos o tempo estava perfeito, poucas nuvens e um sol radiante!
Uma dica é ir lá para curtir o por do sol. Apesar do mirante principal fechar às 18h, você pode curtir o sol se pondo daquele espaço aberto perto das lanchonetes. O espetáculo também é lindo. É sem dúvida um passeio imperdível para quem visita Medellín.
Quer mais dicas de viagem da Colômbia e de outros destinos internacionais? Clique aqui.
Olha onde fica Guatapé:

Colômbia - Guatapé