Descobertas Bárbaras
  • Início
  • Loja
  • Viagem
  • Bem Estar
  • Outras Descobertas
  • Sobre
  • Contato
BrasíliaViagem

Atualizado! Cachoeira do Label: Como chegar, quanto custa e dificuldade dessa cachu pertinho do DF

por Bárbara Lins 13 de outubro de 2020
escrito por Bárbara Lins 13 de outubro de 2020
5,9K

Prepara a coluna e as pernas!!! Se você quer conhecer a Cachoeira do Label, já deixo esse aviso. Isso por que são 26 km de estrada de chão e 1,8 km de trilha irregular. Mas a queda d’água e o cenário valem a pena!!! Neste post conto tudo sobre como chegar, quanto custa e como é o passeio até a cachoeira do Label, em São João da Aliança, Goiás.

Quem foi lá esse fim de semana foi meu pai, Cláudio Lima! Hoje ele trocou a moto que a gente costuma andar por aí (veja esse post se você curte moto) para pegar a estrada de mão e depois trilha. Voltou cheio de fotos e infos importantíssimas para quem for passear por lá. Ah! ainda tem o vídeo incrível do meu amigo, o Luis Felipe, do Explore por aí!

Como chegar na Cachoeira do Label

Para começar, a Cachoeira do Label fica no coração do cerrado, no município de São João da Aliança a 150 km de Brasília. Esse município é conhecido como o Portal da Chapada e guarda outros tesouros, como a Bocaina de Farias, um lugar que amo e falei nesse post aqui.

Saindo de Brasília, o acesso ao município de São João da Aliança ocorre pela BR-020, passando por Planaltina e Formosa. Ao chegar em São João da Aliança, placas sinalizam o caminho que o viajante deve tomar para chegar à cachoeira. A partir deste ponto, o acesso ocorre por meio de estrada de terra puxada (mais ou menos uns 26km).

O percurso pode ser realizado por qualquer tipo de veículo, mas recomendo que seja feito em carros mais altos porque a estrada é cheia de curvas e o terreno é bastante irregular em alguns trechos, com pedras e um pequeno riacho para atravessar.

O local passa por várias fazendas, então é comum ver bois e vacas ao longo da estrada. Volta e meia elas ficam no meio da pista mesmo e é preciso dar uma buzinadas. Vale ressaltar que a pista é ruim, então o carro vai balançar, exigindo um pouco da sua coluna.

Quanto custa a Cachoeira do Label

Após percorrer esse trecho, o visitante chega a sede da fazenda onde a cachoeira está situada. Eles são recepcionados no local e recebem as primeiras orientações. É neste trecho que você paga a entrada. O valor para entrar na Cachoeira do Label é de 30 reais por pessoa.

Depois de pagar, você é informado de onde começa a trilha. Meu pai tirou até foto das marcações. É tudo autoguiado. Só seguir as plaquinhas e marcações ao longo da trilha. Fique atento. Mesmo com tudo marcado não pode vacilar para não se perder por lá. O sinal de celular é horrível.

São 1,8 km de trilha. Não é nada de outro mundo, nível médio. Só que não é adequado para pessoas com dificuldade de locomoção ou com muito peso. Tem algumas subidinhas boas e muitas pedras no caminho. Nestes trechos mais difíceis, o visitante conta com a ajuda de cordas para ter mais segurança.

Importante falar que crianças muito pequenas vão ter alguma dificuldade, mas se você for um pai aventureiro, pode ir tranquilo. Só tenha atenção nas parte de ponte improvisadas.

O caminho é todo bem sinalizado mesmo, sem correria leva cerca de 55 minutos de caminhada. Não é necessário a ajuda de guias turísticos. Quando meus amigos foram encontraram várias borbolates azuis. Quando meu pai foi encontrou uma cobra! Então, fique atento. Tanto para as bonitezas quanto para os perigos da trilha.

A maior cachoeira da Chapada dos Veadeiros

Antes mesmo de chegar até a Cachoeira do Label, você vai encontrar vários poços de águas cristalinas que tornam o passeio ainda mais agradável. Recomendo resistir à tentação de ir parando em cada um desses pocinhos convidativos e seguir firme rumo ao Label.

A vista do Label é encantadora. A queda é realmente imponente. Mesmo tendo visitado a cachoeira no mês de outubro, período em que o volume de águas é menor em virtude da seca, é possível contemplar uma linda cachoeira incrustada em um imenso paredão de pedra.

Na época da chuva, é um espetáculo ainda maior. O volume triplica e a fumaça da água envolve todo paredão. O poço também fica bem maior. Se agora estava bonito, imagine quando caírem as chuvas com gosto… São 187 metro de queda!!! A maior da Chapada dos Veadeiros. Veja a foto do @exploreporai!

Entretanto, ela tem um porém. A água é gelaaaaada! Quando minha amiga Lígia Borges foi ela descreveu a água como “congelante, sem exageros”. Bate pouco sol no poço e na hora em que eles chegaram, por volta de 12h, quase não tinha sol.

Bate e volta de Brasília até a Cachoeira do Label

Mas ainda com a água gelada da Cachoeira do Label, quem mora perto de Brasília e gosta de estar em contato com a natureza é uma bela pedida. É um programa que é possível fazer no esquema “bate e volta” com tranquilidade. E para quem vem de longe, também vale muito a pena parar um dia em São João da Aliança e conhecer outros atrativos da região.

E lembram dos pocinhos de água cristalina ao longo do caminho que eu havia mencionado? Pois bem, no caminho de volta da trilha, super indico vir repondo as energias parando em cada um deles para um mergulho ou simplesmente para observá-los.

Vale ainda lembrar que o Caminho para lá é o mesmo de Alto Paraíso. Então descubra aqui onde parar para comer no caminho para Chapada dos Veadeiros. Já se pegar chuva, descubra o que fazer com chuva na Chapada dos Veadeiros.

Venha para o Time de Descobridores!

Criei esse blog para sairmos da normalidade, do piloto automático e termos uma vida mais simples, divertida e equilibrada. Se você quiser receber toda semana os melhores posts de graça é só mandar uma mensagem de whatsapp para (21)  98377-6931 com a palavra QUERO e com SUA CIDADE e salvar o número! Se clicar aqui vai também! Mas lembra que tem que salvar o número na sua agenda.

Ah! No face e no insta @babilins também dou dicas! Se cuida.

Na página do facebook do Descobertas Bárbaras você encontra mais atrações!

BrasíliaCachoeiraChapada dos VeadeirosO que Fazer
3 comentários 3 FacebookTwitterPinterestWhatsappEmail
Bárbara Lins

post anterior
Descubras as feiras de orgânicos da Barra da Tijuca – Dias e horários!
post seguinte
Bagdad Café: Um filme pra te inspirar a dar fim em relacionamentos ruins

Você também poderá gostar:

Brasília ganha 23 voos semanais direto para Miami...

5 de novembro de 2023

Novidades! O que fazer em Cristalina (GO) em...

10 de outubro de 2023

Bem Ecológico: Hotel Fazenda em Brasília tem comidinhas...

20 de setembro de 2023

Balonismo no DF! Como é e quanto custa...

22 de agosto de 2023

Como fazer um bate e volta de ônibus...

3 de julho de 2023

Brasilia tem curso de woodcraft carving, entalhe em...

18 de junho de 2023

Museu dos Correios em Brasília é opção de...

6 de abril de 2023

Descobrimos uma praia em Brasília a bordo do...

27 de fevereiro de 2023

O que fazer em Barcelona – As melhores...

23 de fevereiro de 2023

Para alugar! Casa encantadora com piscina natural no...

22 de fevereiro de 2023

3 comentários

Sirlania Candida 16 de dezembro de 2020 - 09:09

Adorei. Estou muito interessada em conhecer.

Responder
Bárbara Lins 17 de dezembro de 2020 - 14:51

Sirlania, vc vai amar!

Responder
Adriana 3 de junho de 2021 - 12:44

Já custa R$50,00! Pate na Vó Belmira pamonhas. Delícia de lugar

Responder

Deixe um Comentário Cancelar Resposta

Salvar o meu nome, email e site nesse navegador para o próximo comentário

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

@2017 - Descobertas Bárbaras. Todos os direitos reservados. Customizado por João Matias


De volta ao topo
Descobertas Bárbaras
  • Início
  • Loja
  • Viagem
  • Bem Estar
  • Outras Descobertas
  • Sobre
  • Contato